Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Constança Martins

Blog sobre Imobiliário e ideias para gostar mais da sua casa

13 de Março, 2020

Coronavírus: O que precisa saber para limpar bem a sua casa

Constança Martins

Creditos  Joe Lingeman e Apartment Therapy.jpg      A limpeza para evitar uma infecção viral é um pouco diferente da limpeza habitual.
Os Centros de Controle de Doenças (CDC) publicaram recomendações avaliadas por especialistas para impedir a disseminação do COVID-19 nas nossas comunidades - a lavagem das mãos está no topo da lista - e essa prevenção continua em casa, com a limpeza e desinfecção deliberadas.

Se suspeitar que você ou alguém da sua família está doente, precisará de tomar medidas e precauções extras em relação à limpeza e preparação da sua casa.
As precauções incluem: isolar a pessoa doente no seu próprio quarto, se possível, manusear as sua roupas com luvas e dedicar uma lata de lixo especial para seus itens, entre outras coisas. Pratique a higiene pessoal e fique longe de pessoas potencialmente doentes, a prioridade número um deve lavar as mãos com frequência, especialmente depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar, ir à casa de banho, antes de comer ou preparar a comida. Ou usar um desinfetante para as mãos à base de álcool (com pelo menos 60% de álcool ) se água e sabão não estiverem disponíveis.
Limpe e desinfete diariamente as superfícies e os objetos tocados com frequência.
Embora o contato pessoa a pessoa seja a principal prioridade, de acordo com o CDC, o coronavírus pode permanecer ativo numa superfície por “horas a dias” e numa “uma variedade de materiais”; portanto, recomenda a limpeza diária de áreas de alto contato em casa. Os exemplos de "superfícies tocadas com frequência" do CDC incluem: mesas, bancadas, interruptores de luz, maçanetas, puxadores de armários, cadeiras com encosto rígido, controles remotos, puxadores, mesas, sanitas e lavatórios, apenas para lhe dar uma ideia.  Se não tem certeza do que desinfetar, siga uma rotina normal na sua cabeça. Pega seu secador de cabelo todas as manhãs? e nas escova de dentes? As chaves da sua casa? O seu telemóvel? Mantenha uma lista mental e dê a essas superfícies mais atenção de rotina por enquanto. A maioria dos desinfetantes não oferece proteção duradoura - o que significa que uma superfície desinfetada só permanece não infectada até ser tocada novamente por mãos, objetos ou gotículas no ar, lixívia e álcool são desifetantes aceitáveis ​​nestes casos.

O CDC recomenda o uso de luvas descartáveis ​​se estiver a manusear roupas ou objectos de uma pessoa doente. Mas mesmo que todos na sua casa estejam saudáveis, pode ter cuidado ao lavar a roupa, especialmente ao lavar roupas de rua, como os jeans que vestiu quando andava de metro,  ao lavar a roupa, use a água mais quente possível. Evite sacudir a roupa suja, o CDC diz que o cuidado delicado "minimizará a possibilidade de dispersar o vírus pelo ar".

Creditos: Joe Lingeman/Apartment Therapy